segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PROJETO CONTADORA DE HISTÓRIAS


Os alunos gostam de ouvir uma boa história e quando tem a oportunidade de se transportar e viver junto com os personagens, encontra neles a materialização de seu mundo de sonhos, despertando o interesse e o gosto pela leitura. Isso aconteceu no dia do estudante (11/08) em que as funcionárias da biblioteca visitaram as salas com o projeto Contadora de histórias.

DIVULGAÇÃO DOS NOVOS LIVROS


Com a chegada dos novos livros, as dinamizadoras de biblioteca organizaram para uma melhor divulgação dos mesmos, com apresentação da personagem “Isabele”, caracterizada pela bibliotecária Idelma, junto com as demais bibliotecárias para melhor divulgação dos novos livros.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ADIAMENTO

 Fernando Pessoa

Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
E assim será possível; mas hoje não...
Não, hoje nada; hoje não posso.
A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
O sono da minha vida real, intercalado,
O cansaço antecipado e infinito,
Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico...
Esta espécie de alma...
Só depois de amanhã...
Hoje quero preparar-me,
Quero preparar-rne para pensar amanhã no dia seguinte...
Ele é que é decisivo.
Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos...
Amanhã é o dia dos planos.
Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o mundo;
Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã...
Tenho vontade de chorar,
Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro...
Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo.
Só depois de amanhã...
Quando era criança o circo de domingo divertia-me toda a semana.
Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância...
Depois de amanhã serei outro,
A minha vida triunfar-se-á,
Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático
Serão convocadas por um edital...
Mas por um edital de amanhã...
Hoje quero dormir, redigirei amanhã...
Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância?
Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã,
Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo...
Antes, não...
Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei.
Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser.
Só depois de amanhã...
Tenho sono como o frio de um cão vadio.
Tenho muito sono.
Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã...
Sim, talvez só depois de amanhã...
O porvir...
Sim, o porvir...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PAZ NA ESCOLA


A entrega da Bandeira da Paz foi realizada pelos alunos do 7º Ano A do turno matutino, juntamente com a diretora Flávia Alves da Costa Barroso e a bibliotecária, na cidade de Santa Rosa de Goiás, com apresentações e música, lembrando a importância da paz nas escolas.







DEMAIS APRESENTAÇÕES DO DIA DO FOLCLORE




Jogo de baliza












Teatro representando a Lenda do diamante

Jogo de peteca

Cantigas de roda

Ditados populares

Parlenda

APRESENTAÇÕES DO 5º ANO NO DIA DO FOLCLORE


Na comemoração do dia do Folclore do Colégio Estadual Dom Emanuel, a turma do 5º ano do Ensino Fundamental apresentou uma peça teatral com o tema “O resgate das lendas e das brincadeiras folclóricas” escrita pela professora Gislaine de Fátima Bernardes Gondim, sob a orientação das Professoras Déborah e Luciana.

Toda a turma foi envolvida nessa apresentação e demonstrou interesse sobre o tema.

Esse trabalho foi de grande relevância para o crescimento da turma, visto que puderam ter contato com diferentes tipos de lendas, brincadeiras e cantigas de roda.


APRESENTAÇÕES DO DIA DO FOLCLORE - MATUTINO


Após a realização do projeto Folclore durante a Semana de 16 a 20 de agosto, na sexta-feira teve o encerramento com as apresentações envolvendo professores, bibliotecárias e alunos nos três turnos.

No turno matutino a abertura aconteceu com a apresentação de superstições, casos e foi encerrada com uma quadrilha. Foi um momento muito bom, pois os alunos estavam precisando participar e resgatar algumas coisas que estão ficando esquecidas.



No turno vespertino também aconteceram várias apresentações.

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Posteriormente comentaremos mais sobre a Semana do Folclore que aconteceu no Colégio Estadual Dom Emanuel e das apresentações que aconteceram na sexta-feira passada, mas por enquanto vamos relembrar alguns eventos promovidos ou que tiveram a participação da biblioteca, como o Dia Nacional do livro infantil, que é comemorado no dia 18 de abril em homenagem a Monteiro Lobato, pois ele foi um dos maiores autores de literatura infanto-juvenil, criador de personagens inesquecíveis como os que habitavam o Sítio do Pica-Pau Amarelo: Emília, Narizinho, Pedrinho, D. Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e tantos outros.

Esses personagens ficaram ainda mais famosos quando a Rede Globo produziu a série "O Sítio do Pica-pau amarelo" que ficou no ar por vários anos e há pouco tempo voltou em nova "roupagem".

Uma das funcionárias da biblioteca fantasiou-se de Emília para a comemoração desse dia, em que também foi apresentada uma peça de teatro de fantoches com os personagens do sítio e o acréscimo do comediante Mazaroppi, que encarnou nos cinemas o inesquecível Jeca Tatu.


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PROJETO FOLCLORE


O Colégio Estadual Dom Emanuel promove juntamente com a Biblioteca José Furtado Pacheco de 16 a 20/08/2010,.

1. Objetivo geral:
* Resgatar tradições antigas e repassar os valores culturais da região.
* Compreender o folclore como manifestação sócio-cultural.

2. Objetivos específicos:
* Identificar lendas do folclore e seus significados;
* Resgatar a importância do folclore;
* Desenvolver o gosto por músicas e danças folclóricas, parlendas e brincadeiras;
* Desenvolver a linguagem oral, a criatividade;
* Conscientizar sobre á importância dos valores culturais repassados pelos mais velhos;
* Conhecer manifestações culturais e religiosas existentes em nossa cidade;
* Conhecer e estudar as lendas, ditos, provérbios, cantigas, trava-línguas, etc...

3. Conteúdo:
* Lendas, ditados populares, trava-línguas, provérbios, etc.

4. Conograma

Responsável Série Atividade
Simone 3ºano Parlendas
Norma e Fernanda 4ºano Ditados Populares
Luciana e Déborah 5ºano teatro
Lúcia 6ºano A músicas folclóricas
Ailane 6ºano B Trava-línguas
Weslaine 7ºano A Adivinhas
Idelma 7ºano B Supertições
Vani 8ºano U Brincadeiras
Sonia 9ºano A Dança
Adriano 9ºano B Receitas
Nilva 9ºano C Provérbios
Celia 1ºPeríodo Matutino Dança de catira
Elieny 2ºPeríodo Matutino Causos/ Casos
Edilhani 2ºPeríodo Vespertino Rezas
Márcia 2ºano A Artesanato
Célia 2ºano B Trava-línguas
Michele 3ºano A Lendas
Michele 3ºano B Lendas

 

5. Período de execução;
16 á 20 de Agosto de 2010

6. Metodologia
* Leitura de exemplares mostrados pelos professores.
* Definir o gênero textual a ser trabalhado.
* Apresentação para a turma e para os colegas de outras turmas no pátio da escola.

7. Recursos
* Livros, internet, entrevistas, cartazes, som, Cd, etc.

8. Avaliação
A avaliação será feita através da participação da turma nas atividades desenvolvidas no decorrer do cronograma, onde deverá levar em consideração a participação individual e em grupo de cada turma.


9. Bibliografia.
- Alfabetização sem segredos, eventos escolares do 2º semestre.
- Pesquisa na internet.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

NORMAS DA BIBLIOTECA


A Biblioteca José Furtado Pacheco do Colégio Estadual Dom Emanuel é um local destinado à leitura e estudos.

Suas normas são bem claras:
* Entrar em silêncio;
* Conversar apenas o necessário;
* Não usar bonés;
* Evitar falar alto;
* Não trazer lanches pois eles atraem traças e cupins;
* Cuidar dos livros e manter a organização da biblioteca;
* Devolver os livros na data certa;
* Respeitar e cumprir os orientações das danimizadoras.